Transição capilar – Como manter o cabelo saudável

transição capilar cabelo saudavel como cuidar do cabelo

transição capilar cabelo saudavel como cuidar do cabelo
Estar em paz consigo mesma é a melhor sensação do mundo.
Conversei com várias amigas que passaram pela transição capilar e vejo o quanto isso melhorou a relação delas com a própria imagem e auto estima. Perguntei os principais cuidados que elas tiveram para atingir o cachos dos sonhos e nesse post vou contar tudinho pra vocês.
Depois que você decidiu realizar a transição é necessário continuar cuidando bem dos fios para manter o resultado que você tanto queria – ou seja – aquele cabelo maravilhoso, zero frizz mas com movimento.  O processo exige paciência e comprometimento, assim como outras atividades da sua agenda!

Hidrate, obviously

Faça um calendário de hidratação. Seja danificado pelo sol, por tintura ou apenas quebrado, existe um creme de hidratação para você. O que não falta são opções nas farmácias e mercados, yes. Comece com uma hidratação semanal e depois de um período de recuperação, seus fios só vão precisar de hidratação a cada 15 dias. Marque cada dia que seu cabelo fica mais saudável para acompanhar a evolução!

Recomendo: Pantenne e Trésseme

Selagem

Para cabelos crespos e cacheados fazer a selagem a cada 15 dias é o segredo. As cutículas do couro cabeludo são responsáveis por manter a água e os nutrientes no fio, blindando agentes nocivos. Lavar o cabelo com frequência, pentear sem cuidado e sem umectação, abre as “escamas” das cutículas, causando frizz, quebra e ressecamento.
Para a selagem você deve utilizar a técnica de enluvamento e ir deslizando o produto de selagem mecha por mecha, começando na raiz e fazendo um movimento rápido, com pressão média. Várias vezes por mecha. Dependendo do produto, você deve enxaguar ele após o processo.

Menos é mais

Lave o cabelo com menos frequência. Lavar o cabelo diariamente diminui a lubrificação natural do cabelos – os lipídios – podendo deixar os fios ressecados (cabelos crespos e cacheados já são mais secos naturalmente), criar caspa e outras doenças capilares. Hmm, você já ouviu isso e se perguntou: E minha vida social? ou Como vou para o trabalho com o cabelo oleoso? – Ainda bem que pra tudo tem um jeito, nessa hora o shampoo seco entra em cena.

Detalhe: Se você já tem os fios oleosos, pratica esportes ou malha diariamente, aumentando o suor no couro cabeludo, você deve lavar os fios de acordo com sua rotina. Excesso de oleosidade também danifica.

Indico: Batiste

Umectação

Assim como a pele, seu cabelo também precisa ser umectado. Ter o hábito de utilizar óleos antes da lavagem tradicional deixa os fios mais hidratados. Azeite extra virgem, óleo de coco, de amêndoas, de abacate estão entre as opções mais utilizadas.

De olho na temperatura

Sempre que possível, seja no secador, difusor ou babyliss, tente usar uma temperatura mais baixa. Isso pode atrasar um pouco o processo, mas vai danificar menos seu cabelo. Ah, não esqueça de aplicar um protetor térmico antes.

Lavar com água fria

Particularmente detesto água fria. Então assim, vou ser menos hipócrita e falar pra vocês, só de lavar com água morna e não fervendo já ajuda muito. A temperatura da água altera os lipídios (aquela umectação natural do couro cabelo que falei ali em cima!) e acelera o processo de queda dos cabelos, OHMY. Vale a pena o sacrifício de diminuir um pouco a temperatura da água.

Suplementos e dieta saudável

Seu cabelo é o que você come. Sim. Estar atenta a um cardápio rico em proteínas, com peixes e legumes – sem enlouquecer, obviamente – contribui para o brilho natural dos fios. Sem a quantidade ideal de nutrientes no corpo, seu cabelo fica danificado e pode começar a cair. Caso não consiga manter uma dieta equilibrada, você pode buscar também suplementos, como o de Queratina que da vitalidade aos fios, Omega 3 que fortalece a raiz, diminuindo a queda e Cistina que acelera o crescimento.

Curly hair, don’t care. Sem desespero, é só seguir as dicas e partiu ter cabelos sedosos, macios e saudáveis!

Beijos,
Gabriela Alegre

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *